Documentos técnicos

Documentos técnicos
Documentos técnicos

Termos e Condições de Utilização do serviço de mobilidade e-U Campus Virtual (Versão DOC | Versão PDF)
Este documento define os termos e condições de utilização da infraestrutura wireless e-U, para todos os intervenientes no processo de mobilidade . Para cada interveniente são definidas as suas obrigações, responsabilidades bem como os seus direitos. A adesão ao serviço de mobilidade e-U pressupõe a prévia assinatura e envio deste documento à FCCN seguido de um conjunto de testes de conformidade realizados no local. IMPORTANTE: A versão integral deste documento deve ser enviada em duas vias preenchidas, devidamente rubricadas e assinadas.
Modelo de Produção de Estatísticas v1.2
Modelo funcional para a produção, consolidação e disponibilização central de estatísticas de utilização da rede e-U. No pacote é fornecido um mecanísmo de síntese para a produção das referidas estatísticas compatível com o output do Radiator e FreeRadius. É igualmente disponibilizado um interface de integração para soluções de radius IAS e ACS.
Créditos: Sérgio do Vale, Instituto Politécnico de Bragança
Última actualização: Fevereiro 2006
Manual de instalação do weathermap nas instituições
Este documeto descreve os principios basicos e o modelo adoptado para a implementação do serviço de monitorização da rede e-U, bem como os passos a seguir para a instalação e configuração do mesmo.

Cookbook linux e-U
Este documento é um tutorial de configuração do sistema operativo Linux (Fedora Core 4) para operar na rede e-U.

Arquitectura de roaming nacional
Este documento descreve sucintamente a solução adoptada para mobilidade nacional de alunos e professores entre os vários campos e-U, nomeadamente a tecnologia 802.1x/EAP e a infra-estrutura nacional de servidores de autenticação.

Boas práticas e-U (aspectos de implementação)
Este documento apresenta um conjunto definições que deve ser comum a todos os hotspot e-U de forma a facilitar/garantir a mobilidade de utilizadores: standardização dos SSID, canais rádio a não utilizar e endereçamento IP.

Servidor de autenticação FreeRADIUS em Linux
Este documeto descreve a instalação e configuração de um servidor de autenticação FreeRADIUS baseado em sistema operativo Linux.

Servidor de autenticação RADIATOR em Linux
Este documento descreve a instalação e configuração de um servidor de autenticação RADIATOR baseado em sistema operativo Linux.

Servidor de autenticação IAS em Windows 2003 Server
Este documeto descreve a instalação e configuração de um servidor de autenticação IAS baseado em sistema operativo Windows 2003 server.

Configuração do servidor Web/DHCP/DNS na rede guest
Este documento descreve uma configuração possível, baseada em Linux, para o servidor previsto na rede guest (SSID: guest-e-U) e que comtempla os serviços DHCP, DNS e Web.

Cookbook Cisco |Material de Apoio| Memória descritiva
Este documento contêm toda a informação necessária para a implementação de um hotspot wireless baseado em equipamento Cisco.
Última actualização: Dezembro 2004
Cookbook Enterasys |Material de Apoio | Memória descritiva
Este documento contêm toda a informação necessária para a implementação de um hotspot wireless baseado em equipamento Enterasys.
Última actualização: Dezembro 2004
Cookbook HP |Material de Apoio | Memória descritiva
Este documento contêm toda a informação necessária para a implementação de um hotspot wireless baseado em equipamento HP.
Última actualização: Dezembro 2004
Descrição da solução Alcatel | Cookbook Alcatel | Memória descritiva
Estes documentos contêm toda a informação necessária para a implementação de um hotspot wireless baseado em equipamento Alcatel.
Última actualização: Novembro 2004
Testes de conformidade para Access Points | AccessPoint’s compliance tests
Estes documentos contêm a informação necessária para construção de uma tesbed e aplicação dos testes de compatibilidade aos equipamentos de acesso (Access Points). Estes testes visam garantir que os equipamentos cumprem todos os requisitos necessários para a sua utilização num hotspot e-U. O principal objectivo é permitir aos fabricantes a aplicação dos testes nos seus laboratórios com o fim de garantir um programa de certificação mais célere e eficaz.
NOTA: Os equipamentos testados com sucesso não dispensam a aplicação dos mesmos testes na testbed da FCCN.

Última actualização: Maio de 2005

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *